NOSSOS CURSOS

Aqui você encontra informações sobre os Cursos e os
Grupos de Estudos da Doutrina Espírita.

Confira, a seguir, as informações sobre os cursos e faça sua inscrição no curso desejado

Obs.: Os cursos são gratuitos e ministrados por voluntários espíritas do IEE.

BÁSICO DE ESPIRITISMO

AGUARDE ABERTURA DAS INCRIÇÕES

Objetivo: estudo do Evangelho Segundo o Espiritismo e do Livro dos Espíritos. As aulas são semanais, com duração de uma hora e quarenta minutos. O tempo de aula é dividido entre os dois livros, ou seja, metade da aula estudo do Evangelho Segundo o Espiritismo e a outra metade estudo do Livro dos Espíritos.

 

Horários:

Espiritismo Básico 1 – Tarde – quartas-feiras – das 15h às 16h40

Espiritismo Básico 1 – Noite – quartas-feiras – das 20h às 21h40

 

Duração: Dois anos

Este curso é pré-requisito para o Curso de Educação Mediúnica.

 

Clique em um dos botões abaixo para se inscrever.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA

AGUARDE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES

Objetivo: visa o estudo do Livro dos Médiuns – Allan Kardec. Este curso tem o objetivo de transmitir a fundamentação teórica dos fenômenos mediúnicos e ajudar o aluno no seu autoconhecimento, nos modos de observação desses fenômenos e na educação da mediunidade. No primeiro ano o aluno tem aulas práticas de autoconhecimento e o segundo é dedicado à atividade mediúnica. As aulas são semanais, com duração de uma hora e quarenta minutos cada.

 

Horários:

Educação Mediúnica 1 e 2

Turma tarde – quartas-feiras – das 15h às 16h40

Turma noite – quartas-feiras – das 20h às 21h40

 

Duração: Dois anos

É pré-requisito ter concluído o Curso Básico de Espiritismo.

 

Clique em um dos botões abaixo para se inscrever.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

GRUPO DE ESTUDO DA REVISTA ESPÍRITA

AGUARDE A ABERTURA DAS INSCRIÇÕES

Inscrições para o Grupo de Estudos

Allan Kardec desencarnou em 31 de março de 1869, mas deixou pronta a Revista Espírita do mês de abril.

Juntamente com o periódico mensal daquele mês, os assinantes da revista receberam um livreto denominado, “Catálogo Racional para se formar uma Biblioteca Espírita”. Sem imaginar que a sua despedida do mundo material estava tão próxima, Kardec informou que o projeto de criação de uma casa especializada, visando disponibilizar obras que interessavam ao espiritismo, estava pronto e a sua inauguração ocorreria em abril daquele ano. O professor estava se referindo à Livraria Espírita.

Fora das obras fundamentais da Doutrina Espírita, Kardec informava sobre a existência de um grande número de livros, tanto antigos quanto modernos naquela época, que seriam úteis ao complemento dos estudos, e que eram ignorados, ou sobre os quais faltavam informações necessárias para obtê-los. E, visando preencher esta lacuna, esclareceu o motivo da fundação da Livraria Espírita.

 

Kardec elencou no Catálogo Racional o que chamou de “Obras Fundamentais do Espiritismo”, entre elas, a Revista Espírita, Jornal de Estudos Psicológicos. Publicada sob a direção de Allan Kardec, as Coleções da Revista Espírita eram encadernadas e a cada ano formavam um volume, com índice e capa especial.

Assim sendo, o Grupo de Estudos da Revista Espírita do Instituto Espírita de Educação – IEE (GERE-IEE) foi criado para propiciar estudos continuados de uma das obras fundamentais do Espiritismo: A Revista Espírita.

Como Kardec mencionou na Introdução de A Gênese, os milagres e as predições segundo o Espiritismo, a Revista Espírita foi utilizada como um terreno de ensaio destinado a sondar a opinião dos homens e dos Espíritos sobre certos princípios, antes de admiti-los como partes constituintes da doutrina. O seu estudo propiciará o conhecimento de como ocorreu o desenvolvimento da doutrina e o amadurecimento do pensamento de Kardec ao longo dos anos, que propiciaram a publicação das obras fundamentais do Espiritismo.

 

Venha participar e se instruir!

Horário: Segundas-feiras das 19h45 às 21h

Início: 6 de março de 2023

Modalidade: online

Objeto do grupo de estudos: A Revista Espírita – Jornal de Estudos Psicológicos – obra fundamental do Espiritismo. Periódico mensal publicado pela primeira vez em Paris, no dia 1º de janeiro de 1858, sob a responsabilidade direta de Allan Kardec até o mês de abril, em virtude de sua desencarnação, ocorrida em 31 de março de 1869.

Desenvolvimento: Leitura sequencial e em ordem cronológica dos números, seguido por debates pelos participantes.

Material utilizado: Revista Espírita – Jornal de Estudos Psicológicos – Tradução de Evandro Noleto Bezerra – FEB e/ou material existente na Kardecpedia.

Público alvo: Frequentadores do IEE – Instituto Espírita de Educação, limitado a 20 participantes. Caso o número não seja atingido poderá ser aberto ao público externo, com autorização da coordenação.

Pré-Requisito: Ter concluído o Curso de iniciação ao estudo do Espiritismo do IEE ou equivalente.

GRUPO DE ESTUDO SOBRE O LIVRO DOS ESPÍRITOS

INSCRIÇÕES ABERTAS

Estudando o Livro dos Espíritos

Horário: 3a feira às 18h40 às 19h40

 

O Estudo visa examinar a filosofia Espírita com a finalidade de compreender a complexidade da vida, analisando sua finalidade e seus valores.

 

Início: 05/09/23

 

Não há pré-requisitos.

GRUPO DE ESTUDO SOBRE O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

AGUARDE A ABERTURA DAS INSCRIÇÕES

Inscrições para o grupo de estudos

Horário: 5a feira das 18h30 às 19h45

 

O grupo fará uma análise completa do Evangelho, sobre o prisma científico, filosófico e ensinará a colocar em prática, no dia a dia, os ensinamentos de Jesus.  Serão analisados todos os capítulos da Obra de Allan Kardec, assim como os contextos históricos. O aluno poderá entrar no grupo à qualquer tempo, seguindo com a turma em andamento.

 

Não há pré-requisitos.

GRUPO DE ESTUDO SOBRE AS OBRAS DE JOANNA DE ÂNGELIS

AGUARDE A ABERTURA DAS INSCRIÇÕES

Inscrições para o grupo de estudos

Horário: 4a feira das 18h40 às 19h40

 

O grupo se propõe a estudar todas as obras de Joanna de Ângelis. A cada ano será estudada uma obra da autora espiritual, psicografadas por Divaldo Pereira Franco. O aluno poderá entrar no grupo à qualquer ano, seguindo com a turma em andamento.

 

É pré-requisito ter concluído o Curso Básico de Espiritismo.

TEENS / JUVENTUDE

INSCREVA-SE

Venha vivenciar e estudar o Espiritismo e o Evangelho através da arte, roda de conversa e trabalhos comunitários!

 

Faixa etária: 12 a 20 anos

 

Sábados, das 9h50 às 11h00

EVANGELIZAÇÃO INFANTO-JUVENIL

INSCREVA-SE

Momento de interação entre pais e filhos e com um programa específico para cada fase.

 

Faixa etária: 0 a 16 anos – Inscrições permanentes

 

Sábados, das 9:50 às 11h00

QUE TAL SER VOLUNTÁRIO DO IEE?

Sua ajuda é muito importante!

INSCREVA-SE