NOSSOS CURSOS

DISPONIBILIZADOS SEMPRE

Cursos da Área Filantrópica

A área educacional dentro do Instituto Espírita de Educação promove uma aproximação de todas as pessoas que a procuram, com a casa e com a doutrina espírita, pois oferece um trabalho de doação, dedicação e boa vontade com cursos gratuitos ministrados por professores voluntários criando oportunidades para capacitar pessoas interessadas em crescimento pessoal e profissional. É um compartilhar dos “talentos” que recebemos de Deus e uma oportunidade ímpar de exercer a caridade como Jesus nos ensinou.

CURSOS PARA GESTANTES

O curso acontece às quartas-feiras das 15h às 17h e as inscrições são feitas na sede do IEE à Rua Prof. Atílio Innocenti, 669 – Vila Olímpia ou por telefone  no (11) 3167-6333.

 

Oferecemos bilhete único para os dias de aula.

Com o objetivo de informar e acolher a gestante, o programa do curso é apresentado em seis encontros por uma equipe multidisciplinar voluntária, composta por profissionais das áreas de psicologia, nutrição, pedagogia, serviço social, educação, fisioterapia e enfermagem.

 

O curso para Gestantes do IEE nasceu em 2008 com o objetivo de promover um espaço de acolhimento para as futuras mamães e seus bebês pela iniciativa de um grupo de voluntárias das áreas de psicologia, serviço social, fisioterapia, nutrição e pedagogia. Com base na competência desse grupo foi elaborado um programa de 6 aulas semanais abordando os principais temas relacionados a gravidez, tais como:

–   Amamentação, exercícios de alongamento, alimentação saudável, higiene e
–   Desenvolvimento do bebê, relações familiares e educação dos filhos.

Já no inicio das aulas, o programa oferece momentos de integração entre as gestantes num ambiente acolhedor, possibilitando que elas voltem sua atenção para o processo da gestação e da relação mamãe-bebê que se inicia por meio de um diálogo íntimo e que se estende por toda a vida num processo contínuo de educação.

 

Ao final de cada aula, as gestantes se reúnem a volta de uma mesa para tomarem um lanche, quando então se confraternizam umas com as outras. Nesse momento são realizados sorteios de brindes de itens variados que o IEE recebe de seus generosos colaboradores.

 

E ao término do curso, as alunas recebem um certificado de conclusão e um kit enxoval para o bebê, contendo roupinhas, fralda, casaquinhos e mantas de lã confeccionados pelas voluntárias da oficina de tricô e crochê.

 

Ao final de cada ano, as alunas que concluíram o curso participam da festa de Natal recebendo  presentes para seus filhos, os quais são arrecadados durante a Campanha de Sacolinhas de Natal do IEE.

 

 

 

CURSO DE APRIMORAMENTO PARA CUIDADORES

INSCREVA-SE

O Curso de Aprimoramento para Cuidadores conta com os seguintes profissionais:

 

  • Christiane Portes – coordenadora do curso de Aprimoramento para Cuidadores

 

Nutricionista com especialização em Liderança por Valores pela Universidade de São Paulo  (HC –  FMUSP), atualização em Gerontologia pela Universidade de São Paulo (HC – FMUSP), especialização em Nutrição Clínica ( Gama Filho – SP), Curso de Extensão em Nutrição Oncológica pelo Hospital A.C. Camargo e pós – graduanda em Vigilância Sanitária pela Universidade Cândido Mendes – RJ. Atualmente trabalha com Auditoria Interna no Serviço de Alimentação e Nutrição e na área do Controle Sanitário.

 

  • Elisabete Cristina Bortoletto Barros

 

Nutricionista com especialização em Nutrição Clínica (Gama Filho – SP) e Nutrição Clínica Funcional na VP, atualização em Gerontologia pela Universidade de São Paulo (HC- FMUSP) e atualmente trabalha em Instituição de Longa Permanência.

 

  • Jaline Faiad

 

Nutricionista, pós – graduada em Obesidade e Emagrecimento, Nutrição Clínica Funcional, Residência em Oncologia pelo Hospital Sírio Libanês, membro do Laboratório de Metabolismo e Câncer da USP e doutoranda Faculdade de Medicina da USP.

 

  • Denise Garcia Paschoali

 

Graduada em Fonoaudiologia (PUC – SP) e Comunicação Social (Relações Públicas) pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Formação no Método Bobath e no Baby Course dentro do Conceito NDT – Neuro Development Treatment, pós graduada Lato Sensu “ Clínica Interdisciplinar com bebê: a saúde física e psíquica na primeira infância da COGEAE – PUC – SP, Pós graduada Lato Sensu em Linguagem da COCEAE – PUC – SP; formação nas técnicas de Kinesio Taping Kt1 e KT2; Aprimoramento em Linguagem   pela GEAD CURSOS EM FONOAUDIOLOGIA e Disfagia de A a Z pela GEAD cursos em Fonoaudiologia.

 

  • Juliana Morales

 

Terapeuta Ocupacional com especialização em Gerontologia pela Universidade São Paulo    (HC-FMUSP) e Reabilitação cognitiva Inesp.

 

  • Maria Cristina Monteiro de Barros

 

Psicóloga, especialista em Psicologia da Saúde e em Psicologia Transpessoal, com Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Doutorado sobre as experiências religiosas e espirituais -USP. Atualmente trabalha com atendimentos em clínica na Humana Mundi, espaço de saúde e autoconsciência (fundadora do local).

 

  • Marli de Oliveira

 

Psicóloga, Terapeuta de casal/Família, Terapeuta Comunitária Formadora, com Mestrado em Psicologia Social pela (PUC- SP) e Certificado Internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas – Instituto Interfaci.

 

  • Natália de Castro Carvalho

 

Médica geriatra, com residência médica em Clínica Médica pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estatual de São Paulo (IAMSPE) e Residência Médica em Geriatria pela Universidade de São Paulo (HC – FMUSP).

 

  • Manoela Pires do Couto

 

Enfermeira graduada pela PUC-SP, com especialização enfermagem gerontológica pela UNIFESP e Mestre em gerontologia EACH – USP.

 

Assista aqui o Curso de Aprimoramento para Cuidadores

 

Clique na aula abaixo (2o Sem. 2018)

 

Wilma Osterbuhr, falando sobre “Os desafios no cuidado e atendimento ao idoso nas atividades da vida diária.”

 

Taise Carrara, falando sobre “Atividade física interativa com familiares e cuidadores de idosos.”

 

Graziella Jones C. Mofarrej, falando sobre “Cuidando das relações com idosos, apoio psicológico para as famílias e cuidadores.

 

Anna Neves, falando sobre Orientações para favorecer uma alimentação saudável para idosos.

 

NOSSAS OFICINAS

OFICINA DE COSTURA, TRICÔ E CROCHÊ

Confecção de casaquinhos e mantas para compor o kit enxoval do bebê das alunas gestantes do curso; produção de peças para o bazar interno.

 

Terças e quintas, 14h30 às 17h

 

OFICINA DE ARTESANATO

 

Oficina de pintura e decoupagem em madeira com o objetivo de produzir itens diversos para o bazar do IEE.

 

Terças e quintas, 14h30 às 17h.

 

 

BRECHÓ

Temos ainda um brechó no térreo da instituição, alimentado pelo grande número de doações que recebemos.

 

Todas as doações recebidas passam por um rigoroso processo de triagem e a partir daí são direcionadas ao nosso brechó ou às instituições apoiadas.

INSTITUIÇÕES APOIADAS PELO I.E.E.

ALCF – Associação Lar Criança Feliz

Em julho de 1978, um grupo de senhoras integrantes da antiga Oficina da Fraternidade, decidiram abrir uma pequena creche, sensibilizadas com a situação das mães trabalhadoras residentes no entorno do rio Uberabinha, no bairro da Vila Olímpia, que não tinham com quem deixar seus filhos pequenos, enquanto estavam no trabalho.

 

A família da Associação Lar Criança Feliz aumentou, vindo a nascer em 1998, o Centro de Juventude Nosso Lar. Localizado na região da Raposo Tavares, no Jardim São Jorge. O CJ Nosso Lar oferece atendimento a crianças e adolescentes de 6 a 16 anos no período contra-escolar, em regime de parceria com a Secretaria de Assistência Social, desenvolvendo atividades culturais e pedagógicas.

 

Está em fase final de construção um novo prédio, no Jardim Arpoador que abrigará as duas atividades.

 

A creche já está em funcionamento desde fevereiro deste ano.

 

Os prédios são muito mais amplos e seguiram todas as determinações das secretarias as quais de subordinam. A Associação Lar Criança Feliz, que atendia em torno de 330 crianças, passará a atender por volta de 800 crianças.

 

E foi o desejo de continuar expandindo esta obra social, iniciada 35 anos atrás, que levou a realização do projeto.

 

Visite o site da instituição www.lcf.org.br.

 

Conheça mais do trabalho e saiba como colaborar.

QUE TAL SER VOLUNTÁRIO DO IEE?

Sua ajuda é muito importante!

INSCREVA-SE